É armadilha insistir que Deus existe, Também é verdadeiro negar sua existência. Quem melhor para nos dizer sobre esse fato, Além dos fatos que, de fato, nos rodeiam?
Neste vasto laboratório a céu aberto, Existe um contexto, Existe um fato, Fatos da vida.
É preciso ter coragem, Pausar e olhar a realidade, Confrontar a realidade dos fatos dentro do contexto, E discernir: quem é Deus em minha vida, de fato?
Coragem Para confrontar a realidade de nossa vida Com os "ensinamentos" ditos sagrados, Por um momento, ruminar.
Deus permitiria isso em minha vida? Quem está ganhando com a situação em que me encontro? Sou o reflexo mais próximo do Deus que adoro? A quem são destinadas as iguarias divinas?
Um Deus tão poderoso em misericórdia, E que, ao mesmo tempo, é incapaz De levar em conta o contexto em que vive sua criatura, Não me parece nem um pouco confiável.
Deus é irrelevante Se o milagre da justiça social Não acontece de maneira concreta Na realidade social.
Cada um tem o direito de acreditar no que desejar, E tem o dever de aceitar os que pensam diferente.
Que os ensinamentos do Deus de sua adoração O ajudem firmemente a ser sua própria imagem e semelhança, No amor que vai além das meras palavras, Em um amor traduzido para o concreto da realidade.
Pelo menos é o que realmente se espera Dos que querem ser chamados de filhos e filhas de Deus, Que muitas vezes são os mesmos Que vivem em um contexto interminável de via crucis, Onde nós continuamos a repetir o mesmo gesto de Pôncio Pilatos.
[…] possamos domar a nossa mente, para que o corpo possa seguir com mais tranquilidade por esta vida. Lidamos sempre com os extremos — da emoção para a razão em um estalar de dedos, e […]
Deixe um comentário